top of page

Torne sua mente sempre alegre e otimista

 

Conceito de hoje: “Seja senhor da sua mente”

“O Sutra afirma que ‘a pessoa deve tornar-se senhora de sua mente em vez de permitir que sua mente a domine’. Isso não quer dizer conduzir uma existência egoísta, mas viver com base na Lei e no Kossen-rufu. Ter fé significa possuir esse espírito” (Daisaku Ikeda)

 

Psicólogo


Em 20 de setembro de 1997, o presidente da SGI se encontrou com o Dr. Martin Seligman, professor de psicologia e presidente da Associação Norte-Americana de Psicologia.

 

 

Pessimismo


O Dr. Selignam afirmou que as pessoas que só pensam em si mesmas e que consideram apenas os seus interesses são presas fáceis do pessimismo.

 

 

Budismo e otimismo


Ao falar desse encontro, o presidente Ikeda analisa: “Enquanto permanecermos preocupados com nossos próprios problemas e cegos de obsessão pelos caprichos ditados pela nossa mente, continuaremos a sofrer. Devemos nos tornar SENHORES DA NOSSA MENTE, não permitindo que ela nos domine. Devemos redirecionar de forma consciente nossa mente para a alegria, para o otimismo e para ajudar outros a fazerem o mesmo” (Envelhecendo na Sociedade Contemporânea, p. 100).

 

 

Tensão


Estresse e fadiga contínuos inundam a mente com pensamentos negativos que diminuem e cansam qualquer um. Isso faz mal à saúde.

 

 

Isolamento


Morte de um ente querido, divórcio, fracasso nos negócios. A pessoa chega a se sentir terrivelmente sozinha em meio à mais completa escuridão do sofrimento e da dor, além da sensação de isolamento e angústia. Somos seres humanos e sentir tudo isso é natural.

 

 

Artista de si mesmo


“Justamente por ser natural, é essencial observar as profundezas do coração. Sejamos hábeis pintores e artistas dispostos a retocar nosso modo de pensar com maravilhosas cores de esperança” (Ibidem), afima o presidente Ikeda.

 

 

Hábil pintor


Ser mestre da mente é enriquecer de esperança seus pensamentos e sua forma de reagir. É também ser um hábil pintor que utiliza novas cores em seu caráter.

 

 

Desafio


É um desafio à imaginação (e ao intelecto) compreender que neste momento, do jeito que você é, e imerso na atual situação, é possível imediatamente revolucionar tudo.

 

 

Mestre do otimismo


Um budista é, antes de tudo, otimista. Ele sabe que deve buscar DENTRO DE SI a solução de tudo. Diante da pressão do cotidiano, reage com ânimo, reconhecendo o problema e expulsando de si a negatividade. Daí, otimista, cheio de confiança e energia vital, ele enfrenta e resolve cada dificuldade. É uma “luta otimista”. 

 

Gosho


Num certo dia, informalmente, o presidente Ikeda convidou alguns jovens a estudar. Abriu o Gosho e citou a passagem: “Deve se tornar o senhor de sua mente, e não deixar que ela o domine” (MW, v. I, p. 146).

 

 

Mestre do coração


Ele explanou: “É vital que não seja derrotado por sua fraqueza, não permitindo que ela se torne mestre de sua mente. Nesses momentos, retorne ao ponto primordial que é o Gosho. Ele é o verdadeiro mestre do coração. Por isso, é muito importante estudar os ensinamentos de Nitiren Daishonin” (Nova Revolução Humana, vol. 5, p. 45).

 

 

Entendendo melhor


Ser escravo da sua mente: “ser derrotado pela fraqueza interior”. Ser mestre da sua mente: “retornar ao ponto primordial”, ou seja, impulsionar sua mente pela energia otimista do Nam-myoho-rengue-kyo enquanto ensina os amigos a fazer o mesmo.

Igual a Daishonin


Ainda continua difícil imaginar que você possui, aqui e agora, a mesma de pessoas grandiosas tais como Nitiren Daishonin?

 

 

É você!


Um exemplo simples: imagine uma pessoa belíssima que desmotivada começa a se achar feia. E lamenta o destino. 
Diante dela, você não entende como ela pode se achar feia uma vez que é tão linda. 
O que você faz? Dá-lhe um espelho; ela olha e imediatamente sente o ânimo renovar-se em seu corpo: “Sim, esta sou eu! Como estava sendo tola!”.

 

 

Espelho: você é um Buda


Ser escravo da sua mente é iludir-se de que não há solução, que você é menos. Ser senhor da sua mente é olhar o espelho chamado Gohonzon e “relembrar” que a força descrita no Gohonzon existe em você, vívida e real. Você tem a mesma força e sabedoria de um buda e, sim, a mesma alegria de viver e a habilidade de resolver problemas de um buda.

 

 

Gohonzon, o espelho límpido


“Uma das verdades da vida é que cada ser humano é dotado, fundamentalmente, do estado de Buda. Esta é uma verdade difícil de aceitar e compreender. 
“Mesmo que uma pessoa acredite nisso no momento presente, é fácil cair em descrença se algum infortúnio lhe ocorrer. Isto porque todos possuem a ilusão ou a ignorância fundamental. 
“É por isso que Daishonin diz que precisamos de um ‘espelho límpido’ para sustentar a prática da observação da mente. [...] Nos Últimos Dias da Lei, o espelho límpido é o Gohonzon de Nitiren Daishonin” (Daisaku Ikeda).

 

 

Conclusão


Ser mestre da sua mente é redirecionar seus impulsos negativos até que eles sirvam de alavanca para sua felicidade. Isso acontece quando se cultiva sabedoria e otimismo na sua mente movido pelo desejo de servir à humanidade e às pessoas.

 

Quando a negatividade tentar invadir sua mente, expulse-a. 
E, animado, vença cada tarefa se utilizando de sentimentos como esses:
“Alma virtuosa, alegre-se; 
A tristeza é como o orvalho, ... 
A lamentação é fútil; 
A vitória está na batalha; 
Nós enfrentamos a enorme avalanche de Adversidade e infelicidade, 
Com determinação e coragem!” 
Federico Bermúdez (1884–1921).

  • Facebook App Icon
  • Instagram App Icon
  • Twitter App Icon

© 2023 by EL FUEGO. Proudly created with Wix.com

bottom of page